Castelo de Algoso/Centro de Acolhimento

História do Castelo de Algoso


O castelo de Algoso está localizado na aldeia de Algoso, concelho de Vimioso e distrito de Bragança.
Inserido na região transmontana, situado numa crista quartzitica, a 681 metros de altitude, o castelo exerce um extenso domínio visual sob o Planalto Mirandês. Tirando partido deste imponente afloramento rochoso, sobranceiro ao vale do rio Angueira, o castelo de Algoso foi erigido, em meados do século XII, por Mendo Bofino ao serviço de D. Sancho I.
Formando uma linha defensiva, em articulação com os castelos Mogadouro e Penas Róias, tornou-se o mais importante centro politico-militar na designada Terra de Miranda.
No reinado de D. Sancho II, em 1224, o castelo de Algoso foi doado aos cavaleiros da Ordem do Hospital,por serviços prestados e a prestar, designadamente, a defesa e vigilância da fronteira com o reino de Leão. Tendo em conta a crescente vocação militar da Ordem, o castelo sofre um longo processo de transformações responsáveis pela actual configuração do monumento.

Nas décadas de 50 e 70 do século XX, foram realizadas, pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, obras de consolidação no monumento. No entanto, face às continuadas necessidades, só em 1999 se realizou um programa, efectuado pelo extinto IPPAR em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso, cujo objectivo foi a reabilitação e valorização do castelo.
Neste âmbito, foram realizadas intervenções arqueológicas que revelaram vestígios de um longo período de ocupação do local. Estes primeiros momentos remontam ao Calcolítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro e ao período clássico romano.

Alguns destes artefactos recolhidos podem ser vistos, actualmente, em exposição no Centro de Acolhimento do Castelo de Algoso.

Este edifício, contemplado no programa anterior, surgiu da necessidade de criar um equipamento de características museológicas, assumindo-se como uma estrutura de apoio ao visitante.

(Centro de Acolhimento)



Informação ao visitante:


Horário (Castelo e respectivo Centro de Acolhimento)

De Terça à tarde a Domingo.

Horário de Inverno
9:00h - 12:30h
14:00h - 17:30h

Horário de Verão
10:00h - 12:30h
14:00h - 18:30h

Contactos para a marcação de visitas de grupo/guiadas.

Direcção Regional da Cultura do Norte
R. Igreja Ramalde
4100-000 Porto


Telefone: 226197080

Texto e fotografia de Ana Brilhante e Paulo Moço